Gestão

Aprenda a escolher bons fornecedores para a sua PME

Escrito por Eficiência Fiscal

O critério de escolha de um fornecedor vai muito além do fator preço. É importante ficar atento a algumas características fundamentais, avaliar o histórico das empresas já atendidas e conhecer a sua imagem no mercado.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas essenciais para escolher fornecedores para PME (Pequenas e Médias Empresas) e não ficar perdido em meio à grande quantidade de ofertas disponíveis. Confira!

Estabeleça critérios mínimos

Antes de começar a buscar os seus fornecedores, é imprescindível estabelecer critérios mínimos que serão exigidos pelo seu negócio. O preço pode e deve ser um dos critérios, mas não pode ser o mais importante, pois infelizmente ele não define a qualidade dos serviços/produtos.

Elencamos alguns critérios interessantes e que você pode adotar no seu negócio:

  • preço que condiz com o serviço ou produto que o fornecedor oferece;
  • prazos condizentes com a sua necessidade;
  • qualidade nos serviços prestados/produtos oferecidos;
  • diferenciais em relação à concorrência;
  • experiência em atendimento de empresas no mesmo segmento que o seu.

Utilize boas estratégias de negociação

Ao contratar um fornecedor você deve ter em mente que está fazendo uma negociação. Por isso, pense na negociação de forma estratégica: avalie o que é mais vantajoso para o seu negócio e em qual cenário o seu fornecedor se encontra. 

Estratégias dependem muito do contexto no qual as partes envolvidas estão inseridas, por isso, avalie bem a sua realidade e do fornecedor e verifique de que maneira você pode fechar um contrato mais vantajoso para a sua PME.

Conheça o histórico do fornecedor

Confira e monitore os seus fornecedores. Quando você está fechando parcerias ou contratos é comum fazer uma conferência do histórico da parte envolvida. Com seus fornecedores não pode ser diferente. 

Faça buscas na internet e veja se há informações ou reclamações relacionadas à empresa, analise as avaliações em redes sociais, conheça a reputação da empresa no seu ramo. 

Lembre-se também de examinar as informações na Junta Comercial e no Tribunal de Justiça do seu estado. Uma boa estratégia de gestão está relacionada à análise minuciosa e organizada de informações, documentos e fornecedores.

Evite contratos de exclusividade

Contratos de exclusividade podem ser muito perigosos para o seu negócio. Portanto, se você não tem experiência com o fornecedor, evite firmar qualquer contrato deste tipo. Preste atenção nas cláusulas contratuais, pois muitas vezes o contrato de prestação de serviços contém um item tratando do assunto.

Estes contratos só devem ser firmados quando você já tem experiência em longo prazo com a empresa e por meio da assessoria de um advogado competente para prestar todas as informações para as partes contratantes.

Converse com outras PMEs

Participe de eventos e palestras na sua área de atuação, interaja com outros empresários que compartilham das mesmas atividades, conheça o caminho percorrido por eles e busque aprender com as experiências trocadas.

Conversando com outras PMEs você vai ter indicação de bons fornecedores, além de ampliar sua gama de contatos e de sugestões que podem ser importantes para o seu empreendimento. 

Você pode também procurar clientes do seu fornecedor e ver se eles estão satisfeitos. Pergunte sobre o preço, atendimento e suporte. Avalie a experiência destes clientes antes de escolher o seu fornecedor.

Preze pela qualidade dos serviços e produtos

Quando estiver buscando por um novo fornecedor, lembre-se sempre que o principal aspecto que você deve observar é a qualidade dos serviços e produtos. O fornecedor integra a sua empresa e qualquer erro cometido por ele pode respingar nos seus clientes.

Contrate apenas fornecedores de qualidade, mesmo que isso possa custar um pouco mais caro. Aqui vale lembrar aquele velho ditado: “o barato pode sair caro”.

Escolher fornecedores para PME é uma tarefa que exige planejamento e dedicação. Um fornecedor não deve ser apenas uma empresa que presta um serviço para o seu negócio, ele deve ser visto como um parceiro, sempre disponível para auxiliar a resolver os problemas da sua empresa. O preço é relevante se for compatível com a qualidade dos serviços prestados.

Tem dicas para compartilhar a respeito da contratação de fornecedores para PME? Deixe seu comentário e ajude outros profissionais a encontrarem boas opções de fornecedores para os seus negócios!

Sobre o autor

Eficiência Fiscal

Somos uma empresa de outsourcing em gestão tributária PIS, COFINS e ICMS com foco em 3 operações, nas operações de compra, manutenção de itens e venda de mercadorias. Em resumo, possibilitamos que as empresas de nossos clientes possam se dedicar totalmente à suas áreas de especialidade, ou seja, em seu core business e contar com o nosso conhecimento qualificado em gestão tributária para obtenção de resultados cada vez melhores, a um custo muito inferior daquele que seria necessário para manter um departamento desses dentro da empresa ou contratação de consultores externos. Através de uma substancial base de regras fiscais e uma inovadora tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja transações de compra ou de venda.

Deixar comentário.

Share This