Gestão

Redução de despesas do seu negócio por meio do planejamento e controle orçamentário

Escrito por Eficiência Fiscal

A competitividade e globalização do mundo empresarial impõe essencial domínio do conhecimento e desenvolvimento de ferramentas que sejam capazes de ascender organizações ao destaque almejado no mercado. Portanto, podemos identificar que ter em mãos estratégias adequadas, alinhadas ao controle das despesas, se consuma na tradução daquelas ferramentas. Com efeito, o resultado esperado só será possível a partir da observação de critérios e qualidade da informação disponibilizada pelo sistema contábil gerencial adotado pela organização.

Considerando que a grande maioria dos negócios no Brasil, se enquadram como micro e pequenas empresas, observa-se que grande parte destas não possuem um planejamento financeiro ou até mesmo, um controle interno eficiente de suas despesas operacionais.

Os proprietários de empresas privadas, esperam que seus investimentos produzam retornos compatíveis com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos e financeiros (lucros e caixa) adequados por um longo prazo, ou melhor, indefinidamente pois, na maioria das vezes, o investimento é feito em caráter permanente.

O Planejamento Orçamentário é muito importante no desenvolvimento de uma empresa, pois a capacidade dos gestores em delegar e gerenciar as atividades em suas empresas são de extrema necessidade, visando assegurar eficiência no controle das despesas e melhorar a eficácia da operacionalização dos processos no seu resultado apurado.

Na mesma linha, cumpre ressaltar que o controle financeiro deve ser claro e objetivo, ou seja, um resultado transparente onde o Investidor poderá trabalhar com tranquilidade no dia a dia sem precisar utilizar Capital de terceiros nas suas movimentações Administrativas e Financeiras.

Outro fator que pode impactar no resultado da empresa, é competição acirrada, atualmente as empresas procuram adotar estratégias que as mantenham no mercado com a maior margem de Lucro possível e, devido a alta competitividade, a negociação de preços fica cada vez mais limitada e a lucratividade do negócio fica em risco.

A redução de despesas tornou-se essencial para obtenção de uma lucratividade maior. Cabe aos gestores de empresas buscarem alternativas que possibilitem reduzir despesas operacionais e, neste contexto, surge a estratégia do planejamento orçamentário como uma ótima alternativa para reduzir as despesas do negócio.

Sendo assim, as empresas podem optar por utilizar algumas técnicas para fins de controle orçamentário como, o (GMD – Gerenciamento Matricial de Despesas),  método de controle (PDCA – Planejar, executar, verificar, agir), Plano de contas, e relatórios de controle orçamentário. Essas técnicas são aplicadas com o objetivo de melhorar a qualidade das despesas e evitar gastos desnecessários, contribuindo assim para melhorar a lucratividade.

Além das dicas apresentadas, as empresas também podem desenvolver uma mudança de cultura organizacional de gasto consciente, onde todos colaboradores são incentivados a controlar as despesas de seu setor, mediante acompanhamento de um líder previamente designado.

Por mais organizada e bem administrada que uma organização seja, ela sempre estará sujeita a imprevistos, o fator decisivo é, então, o que fazemos diante de cada questão.

E você, ficou com alguma dúvida? Como funciona aí na sua empresa? Compartilhe conosco, comente!

Artigo escrito pela empresária Claudiceia Ramos de Souza
RC ASSESSORIA CONTÁBIL, em Cacoal – RO. (69) 3441-5867 / 3441-7411

Sobre o autor

Eficiência Fiscal

Somos uma empresa de outsourcing em gestão tributária PIS, COFINS e ICMS com foco em 3 operações, nas operações de compra, manutenção de itens e venda de mercadorias. Em resumo, possibilitamos que as empresas de nossos clientes possam se dedicar totalmente à suas áreas de especialidade, ou seja, em seu core business e contar com o nosso conhecimento qualificado em gestão tributária para obtenção de resultados cada vez melhores, a um custo muito inferior daquele que seria necessário para manter um departamento desses dentro da empresa ou contratação de consultores externos. Através de uma substancial base de regras fiscais e uma inovadora tecnologia em inteligência artificial, nós buscamos resolver o problema da falta de conhecimento qualificado para lidar com toda essa complexidade da nossa legislação tributária, que muitas vezes é potencializada pelo elevado volume de itens em transações com incidências tributárias, seja transações de compra ou de venda.

Deixar comentário.

Share This